Patagônia de Gelo a Flores

Patagônia

O Holoceno é o último e atual período geológico. Corresponde ao fim da última glaciação há aproximadamente 12.000 anos, produzindo-se um retiro paulatino dos gelos que provocou o aumento do nível do mar, mas ao mesmo tempo, com a aparição do manto rochoso na superfície da patagônia, antes ocupado por grandes massas de gelo, iniciou-se o processo de colonização de líquenes e musgos, os antecessores da flora austral...

Estreito de Magalhães

Patagonie

No final do século XV, os portugueses descobrem e monopolizam o Cabo da Boa Esperança, abrindo, dessa maneira, a primeira rota marítima em direção a Ásia e Oceania, fonte de riquezas para o comércio europeu.
O Português Hernando de Magalhães não consegue convencer o rei de seu país a armar uma frota para dar um passo para o Oriente, cruzando a América. Finalmente, é o rei espanhol Carlos V quem aceita a proposta de Magalhães em 1518. Esse é o inicio da viagem mais extraordinária das explorações europeias no descobrimento do mundo.

Glaciologia na Patagônia

Patagônia

Durante o inverno ocorre uma acumulação de neve e começa a comprimir-se. Seus cristais de forma hexagonal começam a deformar-se por causa da compactação, liberando o ar e dando aos cristais uma forma mais granulada. Desta forma chegamos à segunda etapa da neve. À medida que se acumulam novas capas de neve, o próprio peso vai compactando e, com o tempo, se torna gelo glaciário.

O pingüim de Magalhães

Patagônia

A primeira menção deste simpático animal foi estabelecida em 1520, pelo relator da viagem de Fernando de Magalhães, Antonio Pigafetta, que o descreve como um ganso silvestre!
Presume-se que o pinguim foi em um passado remoto uma ave terrestre voadora, aparentada com os petréis, que depois se aproximou cada vez mais do mar para encontrar alimentos. Assim, deixou de voar e se adaptou à vida aquática, junto com seu corpo: patas com membranas interdigitais, e suas asas se transformaram em alas, iguais aos peixes.

Descobrindo a Terra do Fogo

Patagônia

Localizada no extremo sul da América, desde aproximadamente o paralelo 52º sul, seus limites são o Estreito de Magalhães, ao norte, o Canal Beagle ao sul, o Oceano Atlântico pelo leste e o Oceano Pacífico pelo ocidente. Esta gigantesca ilha compartilhada por Chile e Argentina, aos quais corresponde a parte ocidental e oriental, respectivamente.

Darwin na Patagônia

Patagônia

Não há dúvida de que o acaso pode, algumas vezes, representar um papel central no desenvolvimento de sucessos que marcam a história da humanidade. Foi o caso de Charles Darwin quando teve que viajar no Beagle; sem dúvida, essa foi a experiência mais importante da sua vida e o elemento crucial para o desenvolvimento de suas idéias sobre a evolução e a origem das espécies.

Cabo de Hornos

Patagônia

Existem pouquíssimos lugares no mundo onde o homem se sinta tão vulnerável e rodeado por uma áurea mística de espiritualidade. O Cabo Horn é um deles. Sua localização entre dois oceanos, a 55º56’ Sul e 67º19’ Oeste, e a intensidade dos fenômenos atmosféricos que o rodeiam fazem da sua travessia uma experiência única e inigualável.

Viagens Relacionadas

Viajes relacionados
Viajes relacionados

Quer mais informação?
sales@australis.com
+55-11 3266-4221